Imagem do poster do filme Homem-Aranha: Sem Volta Para a Casa
2022-01-18

Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: 7 curiosidades sobre o filme

Por Olavo Lima

O Homem-Aranha é com certeza o personagem mais famoso da Marvel, mesmo antes dos filmes e séries. Até as pessoas “comuns” (não leitores de quadrinhos), conhecem o herói aracnídeo e, mesmo em uma época em que quase ninguém assistia os desenhos “desanimados” dos anos 60 exceto os nerds.

Em uma época onde a única serie de TV era a série do Hulk, o tão falado piloto “filme” do Homem-Aranha dos anos 70 apenas chegaria no VHS para a maioria dos mortais viciados nos anos 90, mesmo assim no inicio de tudo o herói sempre foi um símbolo.

Imagem ilustrativa do Homem-Aranha dos anos 60.
Homem-Aranha dos anos 60

O Spiderverso hoje, é uma prova na qual a marca do Homem-Aranha pôde sustentar um multiverso. Multiverso este, que a Sony deixara de lado até o sucesso da Marvel Estúdios (mais tarde a Disney compraria a Marvel).

Nos anos 90, quando a Marvel estava leiloando seus maiores direitos autorais para pagar suas dividas a beira da falência, a Sony não imaginaria em fazer um filme e havia comprado somente pela linha de vídeo games, então o interesse de James Cameron (grande fã do personagem) fez com que se abrissem os olhos do potencial, especialmente após o sucesso de Blade e X-Men. Esses dois ainda tentando se disfarçar de filmes de “terror com ação” e “ficção cientifica com ação” respectivamente.

Ainda havia uma vergonha em mencionar que eram personagens em quadrinhos.

Imagem ilustrativa de Balde: O Caçador de Vampiros
Blade: O Caçador de Vampiros

O Homem-Aranha de Sam Raimi foi o mais “desavergonhado” quanto a isso, creio que havia até um espirito de Steve Ditko no personagem! A briga acabaria com os planos do Homem Aranha 4, porem a paixão de Sam Raimi pelo personagem pode ser palpável.

O Homem-Aranha que veio a seguir, era um filme mais baseado na linha Ultimate que também serviu de base para a maior parte dos personagens do MCU. Quando a Marvel estúdios decidiu adaptar os personagens tirou isso como base, porem havia muito nele das fases dos nos 80 e 90 do personagem.

Imagem ilustrativa de Homem-Aranha e Homem de Ferro
Homem-Aranha e Homem de Ferro

O Homem Aranha do MCU tem o ponto positivo de ser mais jovem e ter mais cuidado na sua caracterização e exposição no seu universo, porém era um personagem secundário nos seus dois filmes solo pois, ainda viviam na sombra de Tony Stark que era praticamente o protagonista do MCU, apesar de que a Marvel finalmente tenha entendido o peso do Homem-Aranha e o que ele significa ao unir esses personagens.

Temos inclusive uma evolução do Homem-Aranha do MCU e a demonstração do que o personagem realmente significa.

Sem mais delongas, aqui vão 7 curiosidades sobre Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa:

Andrew Garfield topou na hora

O ator sempre se sentiu injustiçado por não ter um filme solo e sempre foi apaixonado pelo papel. Mal ele sabia que se tivesse dado uma difícil teria ganhado mais dinheiro (veja o porquê no item abaixo).

Tobey Maguire fez diversas exigências e foi o ator mais bem pago

Foi o mais difícil dos dois estúdios convencerem a voltar, além de dinheiro queria também mais diálogos para o personagem e cenas dramáticas. Não divulgaram o cachê oficialmente, porém, dizem que está entre os 25 e 50 milhões de Dólares. Se estipula que tenha ganhado 43 milhões de Dólares, tornando-o ator mais bem pago por um filme do MCU.

Charlie Cox organizou tudo

O ator de Demolidor da Netflix, conversou com os atores e os convenceu a fazer o filme, já que são todos amigos, por esse motivo uma das exigências fosse o retorno dele como o personagem no filme.

O Roteiro todo vazou 2 anos antes

Uma pessoa que consegue antecipar roteiros da Marvel por material de divulgação, divulgou a sinopse do filme 2 anos antes do lançamento, e a maioria das pessoas ficaram céticas na época, mas agora nota-se o vazamento estava correto.

Esta pessoa acabou se tornando a fonte mais confiável sobre o que vai acontecer na Disney. Ela já tinha divulgado anteriormente o que ia acontecer na Ascenção Skywalker.

Corte de custos

A Morte da Tia May foi planejada, pois a atriz exigia um aumento de salário e diversas mudanças. Kevin Feige que é conhecido por não tolerar opiniões no seu trabalho decidiu acabar com a personagem.

O Golpe do Homem-Aranha

Links com downloads infectados e cadastros para roubar dinheiro prometendo assistir via streaming explodiram durante a semana de estreia. NUNCA faça cadastros em sites não confiáveis de Streaming galera. ;D

Venom no MCU

A Sony e a Disney viviam em brigas, a idéia inicial era trazer o Homem-Aranha para o Venomverse e não ao contrario, mas parece que um acordo foi feito e agora estão todos amiguinhos, sugerindo que o próximo filme do personagem pode ser um encontro entre os dois saindo na porrada.